Uma das formas mais úteis e imediatas de ajudar uma associação que recolhe animais é ser FAT – Família de Acolhimento Temporário.
Ser FAT significa receber, por determinado período, um ou vários animais que, pelas mais variadas razões, não podem ser acolhidos na associação: crias com poucos dias de vida, que não sobrevivem num canil/gatil sem a presença da mãe; mães com as suas crias; animais em recuperação de cirurgias ou outras situações, que necessitam de locais calmos para ficar; animais deprimidos com a vida no canil/gatil (frequente em animais que tiveram um dono e estavam habituados ao conforto de um lar); animais tímidos e receosos, que necessitam de um local de transição para serem sociabilizados; animais recolhidos em situação de emergência e para os quais não há espaço no canil e outras situações…
Se não podem ter animais permanentemente mas têm espaço e disponibilidade para cuidar de um animal temporariamente, considerem ser FAT. Sem a ajuda das FAT muitos dos animais à nossa responsabilidade não teriam sobrevivido…
Uma só FAT pode ajudar e salvar centenas de animais!
O Cantinho dos Animais responsabiliza-se pela alimentação e demais necessidades do(s) animal(is) em FAT*, bem como pelos custos médico-veterinários com o(s) animal(ais) durante esse período.
A FAT compromete-se a garantir boas condições físicas de alojamento (higiénicas, térmicas, etc) ao animal, providenciar comida e agua limpa todos os dias, garantir o tratamento/ medicação diária caso o animal acolhido necessite, comunicar todas as alterações relativas ao animal e, no caso de, por motivo aceitável, não puder manter o animal nas condições que lhe são devidas, devolvê-lo ao Cantinho dos Animais e nunca o abandonar ou entregá-lo a terceiros sem o consentimento da associação.
Todos os animais em FAT são da responsabilidade do Cantinho dos Animais e ainda que a FAT encontre um potencial adoptante para o animal acolhido, o processo de adopção e decisão final caberá sempre ao Cantinho dos Animais.
Serão contactados sempre que surgir necessidade de acolher algum animal.
Façam parte da solução, ajudem-nos a ajudar!
* Animais à guarda ou sob responsabilidade do Cantinho dos Animais e/ou que tenham sido enviados para a FAT pela associação. Sempre que possível ajudamos particulares a encontrarem FAT's, sendo que nestes casos, e dependendo da situação, as despesas com a manutenção poderão ser partilhadas com os particulares (e nunca com as FAT, a não ser que manifestem essa vontade).