sexta-feira, julho 27, 2007

Cartaz de aviso

Antes de falar do cartaz propriamente dito gostaria de vos contar algo que é desconhecido de muita gente. Não raras vez aparecem cães junto ao portão do canil, outras vezes são atirados lá para dentro, outras vezes ainda aparecem acorrentados ou atados junto ao portão ou simplesmente a vaguear junto à entrada. A esmagadora maioria destas situações acontece quando não está nenhum funcionário de serviço, durante a noite, de manhã bem cedo ou então convenientemente colocados à hora de almoço.

Este cartaz que aqui aparece na fotografia está colocado junto à entrada do Centro de Acolhimento Temporário do Cantinho dos Animais e tal foi decidido em reunião de Direcção.

O cartaz tem levantado alguma polémica mas, obviamente, custa muito mais à Associação do que ninguém ter de fazer o que lá está escrito. Mas, ao contrário do que possa parecer, aquele não é o objectivo.

O objectivo principal é evitar o abandono, é a responsabilização do dono para com o seu animal. É levar as pessoas a entrarem em contacto com a Associação para juntos arranjar solução para cada caso.

Já hoje acontecem casos muito particulares de donos em variadíssimas circunstâncias em que o Cantinho dos Animais aceita os seus animais pois é a única solução. Mas essa não pode nem deve ser a única.

A Associação apela à compreensão e, especialmente, à colaboração de todos. O Cantinho dos Animais existe para ajudar. Ajude-nos a ajudar.


quarta-feira, julho 25, 2007

No seguimento da petição à Assembleia da República

"Pelo Tratamento Condigno e Pelo Fim do Extermínio dos Animais Em Canis/GatisMunicipais",

subscrita por 17 466 cidadãos portugueses,

foi criado um grupo de trabalho sobre bem-estar animal, por proposta dos deputados Luís Carloto Marques e José Manuel Ribeiro.


A proposta de criação deste grupo de trabalho já havia sido anunciada pelo deputado Luís Carloto Marques, relator da petição, aquando da sua intervenção no plenário da Assembleia da República, em 4 de Maio de 2007.


O grupo de bem-estar animal foi criado no âmbito da Subcomissão de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas
(em Portugal, a política de bem-estar animal está englobada no Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas).

Este grupo terá como objectivo procurar soluções para melhorar as condições dos canis e gatis municipais, bem como políticas pró-activas para controlo da população de animais, de modo a inverter a política de abate que ainda vigora na maioria dos canis/gatis municipais.



Esta informação foi-nos enviada pela Associação Pelos Animais e, à semelhança do que já tínhamos feito anteriormente, decidimos divulgá-la.

sexta-feira, julho 20, 2007

Marque na agenda!

No dia 20 de Outubro não marque nada na agenda.
Abra-a nesse dia e reserve-o para o Cantinho...

Depois verá... Não se vai arrepender!

Mais notícias em breve.

domingo, julho 08, 2007

Chegou ao fim a Feira de S. João

Terminou mais uma Feira de S. João.

No "Petiscão", a tasquinha do Cantinho dos Animais na horta das laranjeiras, a azáfama foi grande pois as refeições e os petiscos foram bastantes solicitados.

No parque infantil o resultado final da campanha de adopção foi a entrega a novos donos de um cachorro, de uma gata e de dois gatinhos bebés. No mesmo local decorreu uma acção de sensibilização que levou a várias crianças as regras e bons princípios a ter em conta quando se têm animais de companhia.

Em baixo podem encontrar fotografias das actividades ocorridas no parque infantil.