segunda-feira, setembro 07, 2015

Sejam Famílias de Acolhimento Temporário!

Uma das formas mais úteis e imediatas de ajudar uma associação que recolhe animais é ser FAT – Família de Acolhimento Temporário.

Ser FAT significa receber, por determinado período, um ou vários animais que, pelas mais variadas razões, não podem ser acolhidos na associação: crias com poucos dias de vida, que não sobrevivem num canil/gatil sem a presença da mãe; mães com as suas crias; animais em recuperação de cirurgias ou outras situações, que necessitam de locais calmos para ficar; animais deprimidos com a vida no canil/gatil (frequente em animais que tiveram um dono e estavam habituados ao conforto de um lar); animais tímidos e receosos, que necessitam de um local de transição para serem sociabilizados; animais recolhidos em situação de emergência e para os quais não há espaço no canil e outras situações…

Se não podem ter animais permanentemente mas têm espaço e disponibilidade para cuidar de um animal temporariamente, considerem ser FAT. Sem a ajuda das FAT muitos dos animais à nossa responsabilidade não teriam sobrevivido…
Uma só FAT pode ajudar e salvar centenas de animais!

O Cantinho dos Animais responsabiliza-se pela alimentação e demais necessidades do(s) animal(is) em FAT*, bem como pelos custos médico-veterinários com o(s) animal(ais) durante esse período.

A FAT compromete-se a garantir boas condições físicas de alojamento (higiénicas, térmicas, etc) ao animal, providenciar comida e agua limpa todos os dias, garantir o tratamento/ medicação diária caso o animal acolhido necessite, comunicar todas as alterações relativas ao animal e, no caso de, por motivo aceitável, não puder manter o animal nas condições que lhe são devidas, devolvê-lo ao Cantinho dos Animais e nunca o abandonar ou entregá-lo a terceiros sem o consentimento da associação.

Todos os animais em FAT são da responsabilidade do Cantinho dos Animais e ainda que a FAT encontre um potencial adoptante para o animal acolhido, o processo de adopção e decisão final caberá sempre ao Cantinho dos Animais.

Os interessados em ser FAT devem preencher este formulário.

Serão contactados sempre que surgir necessidade de acolher algum animal.
Para mais informações escrevam-nos para fat.cantinhodosanimaismail.com

Façam parte da solução, ajudem-nos a ajudar!


* Animais à guarda ou sob responsabilidade do Cantinho dos Animais e/ou que tenham sido enviados para a FAT pela associação. Sempre que possível ajudamos particulares a encontrarem FAT's, sendo que nestes casos, e dependendo da situação, as despesas com a manutenção poderão ser partilhadas com os particulares (e nunca com as FAT, a não ser que manifestem essa vontade).

Sem comentários: