segunda-feira, abril 30, 2007

Petição

A petição
"Pelo Tratamento Condigno e Pelo Fim do Extermínio dos Animais Em Canis/Gatis Municipais"
será apreciada pelo Plenário da Assembleia da República nesta sexta-feira, dia 4 de Maio de 2007, pelas 10:00.


Recebemos da Associação Pelos Animais esta notícia, que nos parece importante divulgar. Para que não está dentro do assunto, aqui fica uma sinopse do que até hoje foi feito.

Em Abril de 2006, é iniciada a petição "Pelo Tratamento Condigno e Pelo Fim do Extermínio dos Animais Em Canis/Gatis Municipais", promovida pela Associação Pelos Animais, com a preciosa colaboração de diversos cidadãos e organizações de protecção aos animais na recolha de assinaturas a nível nacional.

Em Setembro de 2006, a petição foi entregue na Assembleia da República, subscrita por 17 466 cidadãos portugueses.

Em Março de 2007, a Associação Pelos Animais foi ouvida na Assembleia da República, perante a Comissão de Poder Local, Ambiente e Ordenamento do Território.

Em Abril de 2007, a Associação Pelos Animais enviou uma carta a todos os grupos parlamentares, solicitando a melhor atenção dos deputados para a discussão em Plenário e expondo em pormenor as preocupações relativamente aos problemas mais graves que afectam os animais nos canis/gatis municipais, sugerindo em simultâneo várias medidas com vista a melhorar a actual situação.

Em 4 de Maio de 2007, às 10:00, a petição será discutida em Plenário da Assembleia da República.

Esperamos que esta iniciativa possa contribuir para melhorar a vida dos milhares de animais que sofrem diariamente em canis/gatis municipais, e para poupar algumas das dezenas de vidas de animais saudáveis exterminados diariamente como o intuito de se controlar a sua população.

domingo, abril 29, 2007

Outra!


Decorreu em Montemor-o-Novo mais uma campanha de adopção de animais e, apesar de uma falha na publicitação de mais este evento e da consequente fraca afluência de pessoas, parece que naquela cidade as campanhas nunca chegam a correr mal.
Ora senão vejam o balanço final: dos 4 cães (2 do Cantinho e 2 do Canil Municipal de Montemor) não foi nenhum adoptado mas da 4 gatinhas levadas foram adoptadas 3! Nada mau, ein?
Novamente com a presença do Veterinário Municipal, foram colocados ainda chips em 2 cães cujos donos o solicitaram.
Um agradecimento à C.M. de Montemor-o-Novo e, particularmente, ao Veterinário Municipal, o Dr. Vitoriano que mais uma vez se empenhou pessoalmente. Não foi certamente a última campanha, quem sabe?

A Pata

quinta-feira, abril 26, 2007

Um caso da vida real

Hoje, em vez de notícias ou apelos, aventuro-me a escrever sobre algo que se passou hoje no Centro de Acolhimento Temporário (canil) do Cantinho. No entanto, vou apenas cingir-me aos factos e deixo as considerações a vocês.

O caso é sobre um dono que levou ao Centro a sua pastora alemã, cega e velhota. A questão era que por eventualmente apenas ver vultos, a cadela ladrava muito.

Justificações para o dono a querer entregar:

1º Há anos tinha ido lá adoptar essa cadela já na altura parcialmente cega.
2º A operação para recuperar a visão, ou parte dela, era cara e então queria entregá-la pois pensava que através da Associação os veterinários não cobrariam nada.
3º Adoptou-a pois queria que ela parisse um cachorro mas em todos estes anos a cadela não pariu.

Curto, conciso e, digo eu, ilustrativo do que muito lá se passa.

A Pata

terça-feira, abril 24, 2007

Mais uma!



É já no Sábado, dia 28 de Abril,
a próxima
Campanha de Adopção de Animais
em Montemor-o-Novo!

O local será, como de costume,
o relvado em frente ao Alkimia Café
(Largo Machado dos Santos).

Os voluntários do Cantinho dos Animais estarão lá,
entre as 10h e as 17h30m
com alguns dos nossos amigos de 4 patas.

Apareça!

sábado, abril 14, 2007

Cantinho e Estudantes


A Sociedade Portuguesa de Reprodução Animal (SPRA) e a Associação de Estudantes de Medicina Veterinária da Universidade de Évora (AEMVUE) organizaram nos passados dias 16, 17 e 18 de Março o seu Simpósio/Jornadas com o tema "Reprodução Animal".

Na sequência do evento, a Associação de estudantes solicitou alguns animais ao Cantinho para workshops práticos a realizar na Herdade da Mitra, um dos pólos da Universidade de Évora. Não indiferente, o Cantinho dos Animais prontificou-se e disponibilizou 3 cadelas para o efeito.

Uma colaboração que muito nos agradou na medida em que para além do trabalho diário desenvolvido pelo Cantinho na luta contra o abandono de animais, são sempre importantes actividades de sensibilização, esclarecimento ou, como neste caso, um apoio a uma iniciativa académica de âmbito pedagógico.

A Pata

domingo, abril 01, 2007

Mais uma!

Realizou-se em Montemor mais uma campanha de adopção de animais. Apesar de menos concorrida que as anteriores teve alguma participação e foram inclusivé adoptadas uma cadela e uma gata, respectivamente a Mel e a Matilde. Esta última vinda directamente da casa de um casal de acolhimento.
A campanha contou com a presença do veterinário municipal, o Dr. Vitoriano que simpaticamente se disponibilizou e aquando das adopções colocou os respectivos microchips.

Em baixo podem encontrar algumas fotos do que é um processo simples, barato e eficaz no combate ao abandono e procura de animais perdidos. Em pimeiro lugar, e depois da adopção, analisa-se o animal para garantir que não tenha ele já um chip. Seguidamente há que colocar o microchip propriamente dito e finalmente tratar dos papéis. Tudo numa questão de minutos. Simples, não?
Agora só falta entregar os papéis na Junta de Freguesia, essencial para associar o número do chip aos dados do dono.

A Adopção----------- O Identificador

A colocação do microchip

O Registo ---------------E Já Está!


O Material


A Pata