Recebemos de um membro da Direcção da Associação SOS Animais de Moura, um esclarecimento acerca da campanha de angariação efectuada em Évora no fim-de-semana de 5 e 6 de Fevereiro e que passamos a divulgar.
A Associação Cantinho dos Animais gostaria de esclarecer algumas questões em relação a esta situação:
A data inicialmente proposta para a campanha do Cantinho dos Animais foi 5 e 6 de Fevereiro; dada a falta de voluntários e da carrinha se encontrar avariada (a campanha do Cantinho dos Animais seria também de adopção de animais) propusémos a sua realização apenas no Sábado. Fomos entretanto contactados pelo Pingo Doce no sentido de saber se seria possível alterar a nossa campanha para o fim-de-semana seguinte, uma vez que a associação SOS Animais de Moura asseguraria dois dias de campanha. Aceitámos, tendo em conta o tempo disponível para angariar mais voluntários, pensando sempre que a campanha da associação de Moura se realizaria em Moura, uma vez que lá existe uma loja Pingo Doce.
Foi só no dia 5 de Fevereiro que constatámos que a associação SOS Animais de Moura estava a realizar a sua campanha em Évora. Se soubéssemos disso nunca teríamos aceite essa data e teríamos agendado outra para realização da nossa campanha, sabendo de antemão que os resultados não seriam os esperados. A nossa experiência diz-nos que campanhas com um mês de intervalo não resultam, sendo por isso mais impensável ainda fazer duas campanhas destas em dois fins-de-semana seguidos.
A Associação Cantinho dos Animais respeita e apoia as actividades das associações congéneres e está consciente das dificuldades que todas atravessam mas, como já foi referido, entende que há que respeitar a área de intervenção de cada uma, sobretudo dentro de uma zona geográfica tão limitada. Entendemos também que uma vez que lutamos todos pela mesma causa, as associações devem trabalhar em conjunto, ajudando-se, mantendo a comunicação entre si e informando das actividades que se propõem realizar fora da sua área de intervenção.
A Direcção.
"Em nome da Direcção da Associação S.O.S. dos Animais de Moura, à qual pertenço, respondo a esta mensagem enviada pela Direcção da Associação Cantinho dos Animais de Évora, aos seus Associados.
Há quase três anos que pertenço à Direcção da S.O.S., pedido que aceitei por terem falta de voluntários para preencherem os quadros sociais e que por esse motivo se encontravam na ilegalidade e, sujeitos a uma catástrofe com consequências dramáticas para com os animais que estavam sob a sua protecção. Também como agradecimemto por terem salvo a vida do meu cão Fiel, roubado e levado para Moura por indivíduos de etnia cigana. E obviamente, por solidariedade para com os animais abandonados.
Fui chamado pelo Gerente do Supermercado Pingo Doce (Est. Nac. 114), através de um empregado meu conhecido, que nos convidou para realizarmos a Campanha de Angariação de Alimentos nos dias 5 e 6 de Fevereiro, com a alegação de que a Direcção da ACAE não tinha aceitado, alegando falta de Voluntários, embora mais tarde o informassem, através de um membro da Direcção (C. C.) de que excepcionalmente poderiam participar na Campanha apenas no sábado.Imediatamente recusei o convite, justificando que em primeiro lugar estaria a ACAE e que não seria ético no mesmo fim de semana participarem duas Associações na Campanha.O Sr. Gerente, pediu o meu contacto telefónico e disse-me que iria analizar a situação. Dois dias mais tarde telefonou-me e disse-me que tinha decidido entregar à S.O.S. a angariação de alimentos nos dias 5 e 6 de Fevereiro e à ACAE os dias 12 e 13 de Fevereiro.
Os cerca de 150 animais abandonados que se encontram no nosso Canil em Moura, não são todos oriundos daquela zona, conforme aconteceu com o Fiel, e em condições muito especiais como as que enfrentamos, considero que não há limites de intervenção, considerando ainda o facto da diferença potencial e populacional entre Évora e Moura, a enorme diferença da quantidade de animais à guarda destas duas Instituições e a dificuldade de a ACAE poder aproveitar todas estas fontes de abastecimento alimentar.A S.O.S. tem participado com a intervenção directa dos seu Membros, em muitas iniciativas realizadas em Lisboa, lado a lado, com outras Associações Protectoras de Animais, irmanadas do mesmo objectivo de defender e apoiar os Animais abandonados.
Aceito que algumas pessoas poderão ter confundido as duas Associações, embora a S.O.S. estivesse bem identificada. Nalguns contactos pessoais, esclarecemos algumas pessoas informando de que só estavamos presentes devido à ACAE não ter tido a possibilidade de estar presente nesse fim de semana.
Na verdade, para se realizar estas Campanhas de Angariação de Alimentos durante dois dias, é necessária a colaboração, por vezes, de voluntários, como aconteceu connosco. Só que, com dedicação e solidariedade, foi possível concretizar a nossa acção apenas com 4 Pessoas, para além da minha colaboração directa, durante os dois dias no horário das 9 às 19 horas.
Temos pelos Animais da ACAE, o mesmo sentimento de solidariedade que temos pelos da S.O.S. e, respeitamos com admiração todos os Dirigentes que se sacrificam pelos Animais que têm à sua responsabilidade.
Vitor Mira"