sexta-feira, março 20, 2009

Esclarecimento

No seguimento das mensagens que têm circulado na Internet acerca da cadela “Inca”, no que envolve directamente o Cantinho dos Animais de Évora, vem a associação esclarecer alguns factos.

No dia 25 de Fevereiro de 2009, o Cantinho dos Animais de Évora foi contactado pela Sr.ª Marta Santos no sentido de saber da disponibilidade para receber uma cadela que segundo ela, teria sido recolhida na zona de Tires.

Esse contacto foi feito, em primeiro lugar, junto do CAT (Centro de Acolhimento Temporário) do Cantinho dos Animais, tendo-lhe sido dito pelo voluntário que na altura lá se encontrava, que o CAT estava cheio mas de qualquer forma todas as entradas de animais teriam que ser combinadas com a funcionária responsável. Foi-lhe dito ainda que a mesma funcionária se tinha deslocado, naquele momento, ao Canil Municipal de Évora. A Sr.ª Marta Santos ter-se-á, então, deslocado ao Canil Municipal e terá sido ela própria a deixar lá a referida cadela.

A cadela não deu entrada no CAT do Cantinho dos Animais e a funcionária responsável não foi abordada pela Sr.ª Marta Santos no sentido de saber se havia ou não disponibilidade para a receber ou, sequer, se haveria alguma outra maneira de a poder ajudar.
Nesse mesmo dia (25 de Fevereiro) a Sr.ª Marta Santos enviou um e-mail ao Cantinho dos Animais explicando que tinha deixado a cadela no Canil Municipal e pedia, então, ajuda para divulgar o apelo para a adopção, o que atendendo à especificidade e urgência da situação, o Cantinho dos Animais fez (aqui).

Posteriormente, no dia 5 de Março de 2009, o Cantinho dos Animais recebeu um email da Sr.ª Sónia Gonçalves no sentido de saber se a Associação poderia fazer alguma coisa para ajudar a cadela, retirando-a do canil e/ou colocando-a numa FAT (Família de Acolhimento Temporário).

Entretanto, devido a uma situação excepcional, neste período de tempo e durante cerca de uma semana e meia, o Cantinho dos Animais de Évora esteve incontactável telefonicamente.

Face ao exposto, e no que respeita à política de admissão/adopção de animais, o Cantinho dos Animais informa que:

- Tal como na maioria das associações zóofilas com canil/gatil, existe uma lotação máxima imposta por lei que não pode ser ultrapassada sob pena de aplicação de coimas ou até da apreensão dos animais;

- Sempre que não é possível admitir imediatamente um animal, a funcionária responsável tem instruções específicas para equacionar e propor soluções alternativas, tais como a colocação de anúncios no jornal e blog, colocação do animal numa lista de espera, colocação do animal numa FAT (quando existente), etc;

- Actualmente, o Cantinho dos Animais dispõe apenas de uma FAT, pelo que nem sempre é possível acolher o animal imediatamente;

- O Cantinho dos Animais não está autorizado a retirar animais do Canil Municipal.

Sabendo que estas situações geram desconforto e crítica, sobretudo naqueles que querem ver os seus problemas resolvidos e de forma imediata, o Cantinho dos Animais apela ao bom senso e alerta para os perigos que advêm da circulação massiva de e-mails difamatórios que muitas vezes relatam situações que não correspondem inteiramente à verdade ou que resultam de mal-entendidos.


A Direcção

1 comentário:

Anónimo disse...

Infelizmente há muita gente neste mundo que nada fazendo também não deixa fazer.
A internet, para o bem e para o mal, amplia os problemas a uma escala enorme com a agravante de a maioria das pessoas reencaminhar e-mails sem se preocupar em confirmar a veracidade do conteúdo.
Assim se difamam pessoas, instituições, políticos , grupos sócio-profissonais etc.
O Cantinho dos Animais, e quem directamente está mais envolvido na vida da Associação, deviam merecer o enorme respeito de uma sociedade que pouco se preocupa em se responsabilizar pelos animais e que consente, muitas vezes de forma totalmente irresponsável, que sejam colocados mais animais neste mundo para depois serem abandonados.
É lamentável que não haja uma politica de maior responsabilização de quem difama, de quem não cuida dos animais e de quem não exerce uma procriação responsável dos animais que tem à sua guarda.

O nosso empenho deveria ser no sentido de motivar os voluntários da Associação Cantinho dos Animais para que continuem esta acção humanista de zelar pelos animais que todos os dias são abandonados pelas mais diversas razões.